26/10/2022
São inúmeros os desafios das Instituições de Ensino Superior (IES) no âmbito da cibersegurança. Nos últimos dois anos observa-se em Portugal uma tendência crescente de ameaças à segurança do Ciberespaço, sendo os cibercriminosos, indivíduos ou grupos que agem ilicitamente com o objetivo de obter ganhos financeiros, os principais agentes de ameaça no desenvolvimento de operações ofensivas no ciberespaço contra as entidades públicas no setor da Educação/Ensino Superior, através de ações de cifragem extorsionista de sistemas e infraestruturas informáticas ou a captura de dados sensíveis, utilizando como principal vetor de ataque o phishing/smishing/vishing, ransomware e fraudes/burlas online.
Assim, a Metared Portugal, associação de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas e entidades da administração pública que desenvolvem atividades no domínio das TIC no âmbito do ensino superior, lança em outubro de 2022, no mês europeu da Cibersegurança*, a segunda edição da campanha de sensibilização em cibersegurança.
A campanha #ProtegeOTeuCampus (https://www.metared.org/pt/ProtegeOTeuCampus_22-23.html) realça a importância de mudarmos os nossos comportamentos e a importância de aplicar boas práticas na utilização da tecnologia de modo a prevenir ciber ataques, quer a nível pessoal, quer a nível institucional. Quando cada um de nós faz a sua parte, não estamos só a proteger os nossos dados e a nossa informação, mas estamos a contribuir para a segurança da nossa instituição “Campus Universitário” e a garantir uma maior confiança em todo o ecossistema tecnológico.
Mais de 23 instituições associaram-se à Metared Portugal nesta campanha de sensibilização e informação junto das comunidades académicas, com o objetivo de alertar para os riscos e boas práticas na área da cibersegurança e privacidade e promover comportamentos conscientes e responsáveis na utilização das tecnologias de informação, através do desenvolvimento, ao longo do ano letivo, de vários temas que fazem parte do kit de sensibilização em cibersegurança**.
O kit é constituído por um conjunto de recursos gráficos, elementos interativos e informativos bem como outros recursos tecnológicos que as IES podem utilizar e implementar de acordo com as suas necessidades especificas e nível de maturidade. O Kit tem o apoio à divulgação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), do RCTS CERT e da MetaRed Global.
Na edição de 2022/23, a Metared Portugal assume a responsabilidade de promover um conjunto de ações em matéria de cibersegurança alinhadas com as temáticas do Kit, destinadas ao cidadão/utilizador em geral, mas alcançando essencialmente as comunidades académicas.
Essas ações compreendem:
Com esta campanha, espera-se que no final do ano letivo, toda a comunidade académica esteja mais bem preparada para enfrentar novos desafios, trazendo para dentro das IES uma nova estratégia de cibersegurança focada nos riscos humanos e tecnológicos, criando assim uma cultura de ciber-resiliência com o intuito de proteger não só a integridade e disponibilidade dos dados, mas protegendo também o negócio.
* uma iniciativa da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA)
** Kit desenvolvido inicialmente pelo Instituto Nacional de Cibersegurança de Espanha (INCIBE) e adaptado pela MetaRed para o contexto universitário. Disponibilizado em 2021 em português pela MetaRed Portugal.