30/06/2023
No último dia 30 de junho, no contexto do 5º Encontro Nacional da MetaRed TIC Brasil realizado em Santos, foi apresentado o novo estudo UDigita 2022 Brasil que analisa a maturidade digital das instituições de ensino superior brasileiras participantes na MetaRed TIC Brasil. Conhecer o nível de maturidade da instituição é estratégico para que os gestores possam tomar decisões sobre o uso das tecnologias, aplicação de investimentos e planejamento da transformação digital.
A transformação digital está impactando de maneira significativa o setor educacional, incluindo o ensino superior. No ano de 2022, o GT de Maturidade Digital e Gestão de TI da MetaRed TIC Brasil lançou a pesquisa de Maturidade Digital das Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras, com o objetivo de avaliar o estágio de digitalização e identificar áreas de melhoria.
Essa pesquisa, liderada por Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, Coordenador do GT de Maturidade Digital e Gestão de TI da MetaRed TIC Brasil, foi baseada nos indicadores da pesquisa iberoamericana UDigital 2020, adaptados para atender às especificidades do sistema de ensino superior brasileiro.
O objetivo principal da pesquisa de Maturidade Digital das IES Brasileiras é avaliar e compreender o nível de maturidade digital das instituições participantes, com foco na identificação de oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento.
Os objetivos específicos incluem:
1. Avaliar as dimensões-chave relacionadas à maturidade digital das IES, como Universidade Digital, Governos e TI, Projetos e TI, Investimento e TI, Competências Digitais, Cultura Digital, Segurança da Informação, Serviços e TI, e TICs capacitadoras.
2. Fornecer um panorama detalhado sobre o estado atual da digitalização das IES brasileiras.
3. Identificar áreas de melhoria e oportunidades para o avanço da maturidade digital no ensino superior.
4. Oferecer um instrumento-guia para orientar as instituições no processo contínuo de melhoria da sua digitalização.
No pesquisa participaram mais de 80 instituições de ensino superior brasileiras.
Acesse o estudo completo pelo link
Pesquisa também disponível em dashboard digital